sábado, 2 de outubro de 2010

A Tarde/ Vox Populi: Pinheiro (18%), Lídice (17%) e Borges (14%) estão empatados na liderança

A disputa pelas duas vagas no Senado Federal confirmou as expectativas e chega à reta final como a mais acirrada das eleições 2010 na Bahi... thumbnail 1 summary
A disputa pelas duas vagas no Senado Federal confirmou as expectativas e chega à reta final como a mais acirrada das eleições 2010 na Bahia. O segundo levantamento A TARDE/Vox Populi confirma o cenário de empate técnico entre os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenções de votos, embora apresente uma alteração no primeiro lugar. O número de indecisos caiu de 39% em agosto para 27%, mas ainda é suficiente para fazer diferença na eleição. No pleito de amanhã, o eleitor precisa votar em dois candidatos diferentes para o Senado. O Instituto Vox Populi utiliza uma metodologia própria para totalizar as intenções de votos, com uma ponderação que modifica o peso dos votos de eleitores indecisos e os brancos e nulos. Por isso, os números apresentados são de grandezas diferentes dos que são apresentados por outros institutos e a conta fecha em 100%.

Com um crescimento de cinco pontos percentuais, o deputado federal Walter Pinheiro( PT) assumiu a primeira colocação, com 18%, e está seguido da deputada Lídice da Mata (PSB), que aparece com 17% de intenções de votos, após um crescimento de sete pontos. O senador César Borges (PR) manteve os 14% de intenções de votos que apresentava em agosto, mas estaria em terceiro lugar por conta do crescimento dos oponentes, empatado com os dois primeiros dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida, aparece o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), que ampliou em 1% as intenções de votos em relação à primeira pesquisa e estaria com 5% das intenções de votos, seguido pelo vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB) e o deputado José Carlos Aleluia (DEM), empatados com 4%de intenções de votos nessa eleição.

Para o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, o crescimento de Lídice e Pinheiro é sinal de que a estratégia do “voto casadinho” está surtindo o efeito esperado pelo comando da campanha governista. “César Borges tem uma votação muito boa sozinho, mas quase não recebe o segundo voto. Isso está complicando a eleição para ele”, avalia Coimbra. No primeiro voto, César desponta como opção para 20% do eleitorado, seguido por Lídice da Mata, com 18% e Walter Pinheiro, que teria 17%. Como opção de segundo voto, Pinheiro assume a liderança, com 19% das intenções, Lídice teria 15% e César cairia para 7% das intenções de votos. “A eleição está completamente aberta e vai depender dos esforços na reta final de campanha”, acredita Coimbra. (A Tarde)

Fonte de Pesquisa: Sudoeste Bahia.com
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário