terça-feira, 31 de maio de 2011

A POÇÕES DOS MEUS SONHOS

        Verdade se diga, Poções cidade dos meus sonhos, das minhas mais fortes recordações. Motivo de minhas idas e vindas por esta Bahia... thumbnail 1 summary
     
 
Verdade se diga, Poções cidade dos meus sonhos, das minhas mais fortes recordações. Motivo de minhas idas e vindas por esta Bahia de meu Deus! Me lembro como se fosse hoje, muito pequeno, guri, pelas mãos de meu avô Fernando, minha avó Guiomar, meu bisavô Nicola Tommasi e meus pais Lêda e Eugênio na primeira festa do divino. Minha memória é forte, meu coração nem tanto.

Quem eram aqueles heróis de a cavalo, de bandeira nas mãos sob o olhar emocionante dos seus mais apaixonados moradores? Para mim criança tudo era grandioso, e até hoje permanece grandioso. De que serve um povo sem suas tradições, senão para plantar a sua história e dar-lhe referências?

Não se sabe quem nasceu primeiro, a cidade de Poções ou a tradição da Festa do Divino. Da miscigenação de Italianos provenientes de Thrécna (sul da Itália), Portugueses e nativos nasceu a raça “Poçoense”.  Conhecidos e desconhecidos brilhantes que tornaram esta bacia (Poções tem formato de bacia) em uma das cidades mais prósperas e mais importantes entre os anos 50 e 80.

Sempre foi obrigatório qualquer governador que visitasse a região, visitar Poções, pela força, pela politização de seu povo, e pela pujança da sua economia. Poções era uma referência neste misto de política, religião e tradição.

Era, é sim, o verbo ser conjugado no pretérito perfeito, nesta imperfeição que se tornou uma história tão rica e tão mística. É certo que não devemos nos apegar as tradições, e que é preciso olhar para frente, as tradições servem apenas para nos criar um referencial de onde viemos e para onde precisamos ir, mas raciocinemos... Poções foi para onde?

Onde está Poções, além do Sudoeste, a aproximadamente 60 kilometros de Vitoria da Conquista?  Tão necessário quanto mostrarmos os caminhos que a nossa cidade precisa seguir, é importante acreditar em quem podemos confiar o destino da nossa cidade.

A Poções dos sonhos dos seus habitantes não pode está baseada nas recordações e sim em um futuro promissor. Basta de aventureiros do poder. O poder exige maturidade, preparo, cumprimento de acordos, respeito às instituições fundamentais que regem o seu povo. E então em meio esta equação perguntemo-nos quem pode e está em pé de igualdade para merecer a sua confiança? Que realmente cumpriu tudo o que prometeu desde a primeira vez que o visitou?

Ser jovem não significa necessariamente, ter novas idéias, praticar um novo modo de fazer política. Ser jovem significa ter idéias inovadoras para se resolver velhos problemas. 

Se a Bahia respira um novo momento político com um governante que respeita todas as instancias, todas as instituições, mesmo que isso em algum momento o desagrade,  por que nossa cidade não pode reescrever nossas mal traçadas últimas páginas? Alguns podem criticar... afinal de contas o que tem haver política com um momento tão festivo? O momento agora é de festa. Mas é bom lembrar que há pouco mais de um ano atrás,  inúmeros políticos desfilaram suas bandeiras pedindo o seu rico voto e quantos agora retornaram com soluções? Eu sei de apenas um.
Honrar o que se promete, mesmo que muitos não tenham feito o dever de casa como deveria, é atributo de poucos.

 Se em 20 de outubro de 2009 o líder maior desta cidade lembrasse de pelo menos honrar o que prometeu ao então apenas Presidente da Federação das Santas Casas, Antonio Brito, com toda certeza repensaria  um mínimo que a boa educação reza quando verdadeiros homens se sentam a mesa para uma simples conversa. Realmente, é preciso maturidade, é preciso educação, é preciso honra, é preciso agir como autoridade e não com autoritarismo. Até porque, os tempos do olho por olho, dente por dente na política baiana se encerraram há quase 04 anos. O Código de Hamurabi  não se aplica mais por aqui.

Poções agora vai ter saúde, vai ter um Hospital, e até onde me consta, foi uma promessa de campanha. A única coisa que precisa se verificar é quem vai querer aparecer na foto. Como se diz os mais engraçados:  existem tantos engenheiros de obras prontas!!!!!!

No mais, parabéns a cidade de Poções pela 131º aniversário, pelo novo Hospital que se anuncia e aos poçoenses pelo espírito guerreiro que tocam suas vidas apesar das dificuldades, e ao Deputado Antonio Brito por honrar o que prometeu a cidade  quando recebido de braços abertos em nossa casa.

Quero registrar também que foi extremamente emocionante substituir meu Pai no oficio de escrever sobre a festa do divino, e sobre a nossa Poções. Uma tradição que vem desde o meu avô e me dar grande prazer e satisfação. Em nome de toda nossa família agradeço as palavras de apreço que até hoje recebemos pela passamento de meu Pai (Eugênio Costa) e da sempre grata lembrança do Deputado Antonio Brito. Obrigado

Fernando Antônio Lemos Costa – Poçoense de coração

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário