sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pe. Estevam Santos! Dom de Deus!

Por: Adão Luz  «Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15). Com estas palavras do profet... thumbnail 1 summary
Por: Adão Luz

 «Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15). Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem. A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. A presença do Pe. Estevam Santos, ao longo desses onze anos na condução dessa porção querida do rebanho do Senhor da Paróquia do Divino Espírito Santo, é uma manifestação viva da fidelidade de Deus e o cumprimento dessa promessa! São onze anos de doação, testemunho e compromisso na Terra do Divino.

Sua coragem impeliu-o a uma obstinada denúncia das injustiças cometidas pelo poder e pelo dinheiro. Sua voz se levanta contra qualquer sistema econômico ou ideológico que, possa de alguma forma, aviltar a dignidade dos humildes. Sua coragem e voz profética lembram-nos a trajetória do saudoso Dom Helder Câmara, marcada por um grande amor à Igreja. “Levanta com força a tua voz, tu que anuncias a Boa Nova; levanta-a, não temas!” (Is 40,9). Ensinou-nos que é preciso superar o medo, “tanto o medo dos que julgam irremediavelmente oprimidos porque nada tem; como o medo dos que muito tem e se apavoram com o perigo de perder os próprios bens.”
Para encerrar as atividades pastorais nesta Terra do Divino como pároco, está visitando todas as comunidades rurais de Poções e por onde passa, recebe o carinho das pessoas mais simples, leva a Boa Notícia, a alegria, a esperança, o testemunho... e deixa muita saudade!
O anúncio da sua partida para iniciar nova missão bem como a chegada do novo pároco, nos traz a certeza de que certamente, há uma fisionomia essencial do sacerdote que não muda: o padre de amanhã, não menos que o de hoje, deverá assemelhar-se a Cristo.

"Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração" (Jer 3, 15). Ainda hoje esta promessa de Deus está viva e operante na Igreja: esta sente-se, em todos os tempos, feliz destinatária destas palavras proféticas; vê a sua realização quotidiana em tantas partes da terra, melhor, em tantos corações humanos, sobretudo de jovens. E deseja que, frente às graves e urgentes necessidades próprias e do mundo, às portas do terceiro milênio, esta divina promessa se cumpra de um modo novo, mais amplo, intenso, eficaz: como uma extraordinária efusão do Espírito do Pentecostes.

A promessa do Senhor suscita no coração da Igreja a oração, a súplica ardente e confiante no amor do Pai de que, tal como mandou Jesus o Bom Pastor, os Apóstolos, os seus sucessores e uma multidão inumerável de presbíteros, assim continue a manifestar aos homens de hoje a sua fidelidade e a sua bondade.

Parabéns Pe. Estevam! Missão cumprida! "Lance a rede em águas mais profundas."

Que o Senhor nosso Deus e Pai, vos abençoe pelo carinho e doação nessa comunidade paroquial e o fortaleça em seu ministério.

Fonte de Inspiração: Encíclica Pastores Dabo Vobis

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário