domingo, 25 de setembro de 2011

Reflexão: Cristo em nossa vida!

  Já repararam de quantos modos Cristo surge em nosso caminho e se entrelaça em nossa vida? Desde o nosso batismo somos um com Cristo.... thumbnail 1 summary

 Já repararam de quantos modos Cristo surge em nosso caminho e se entrelaça em nossa vida?

Desde o nosso batismo somos um com Cristo. Ser um é muito mais do que estar unido, só que somos um com Cristo e nós que aparecemos, nós é que somos vistos e ouvidos enquanto Ele se esconde e se apaga dentro de nós. Daí a prece belíssima do Cardeal Millman, prece que ganharíamos em repetir mesmo sem palavras em pensamento ao longo do dia, o Cardeal Millman gostava de dizer: “Senhor Jesus, não te apagues tanto dentro de mim, olhe pelos meus olhos, ouve por meus ouvidos, fala pelos meus lábios, gesticula por minhas mãos, anda pelos meus pés, Senhor Jesus que a minha pobre presença humana lembre ao menos de longe a Tua Divina presença.” Seria ótimo que de tal modo nos tornássemos um com Cristo, que quem olhasse para nós não parasse em nossa carcaça, o ideal seria que não fossemos tão opacos, mas transparentes de tal modo que quem nos visse, visse a Cristo, e isto sobretudo por sentirem que os nossos pensamentos, as nossas palavras, os nossos gestos estejam sempre mais impregnados no evangelho. Cristo disse que quando dois ou três, ou mais se reúnem no nome Dele, Ele está presente. Como seria bom que os nossos encontros, sobretudo pelo nosso esforço de realmente nos entendermos e dialogarmos, Cristo esteja conosco. 

Nossa unidade em Cristo aumenta sempre mais na medida em que descobrimos na Eucaristia, no Santíssimo Sacramento e nos alimentamos com Ele. Como seria bom que ficasse sempre mais claro para todos nós, que todos participamos da Santa Missa e que há em volta do altar os celebrantes visíveis, mas, que o verdadeiro celebrante, vou repetir o verdadeiro celebrante de todas as Missas no mundo inteiro, é sempre Jesus Cristo. Ele é o Sumo e Eterno Sacerdote, toda Missa é a continuação do mesmíssimo Sacrifício do Calvário. Nós não somos menos felizes do que João Evangelista e Nossa Senhora que tiveram o doloroso e indizível privilégio de no calvário participarem das três horas de Celebração da Primeira Missa. Cada Missa nos leva ao Calvário e nos permite viver a mesmíssima Santa Missa que Cristo celebrou na Cruz. Ele se oferece ao Pai como no Calvário, só não faz tornar a morrer, Ele morreu e ressuscitou para sempre. No Calvário em nome de todas as criaturas, de todos os lugares e de todos os tempos Cristo adorou-se o Pai e nosso Pai, na Santa Missa Ele continua a fazer o mesmo. No Calvário em nome de todas as criaturas, de todos os lugares e de todos os tempos, Cristo agradeceu ao pai o dom da vida, as maravilhas da criação, todas as graças e favores recebidos pelas criaturas, na Santa Missa, Cristo verdadeiro celebrante continua a fazer o mesmo. No Calvário de tal modo carregou todos os pecados de todas as criaturas, de todos os lugares e de todos os tempos, e sem deixar de ser um com o Pai, chegou a ter a impressão sincera de ser abandonado Por Ele, o que o fez exclamar: “Meu Pai, Meu Pai, porque me abandonaste?” Na Santa Missa a palavra que Cristo, ainda hoje mais gosta de repetir: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” E Cristo em toda Missa como no Calvário apresenta nossas súplicas ao Pai, completa o que não sabemos pedir e nossos pedidos chegando ao Pai, não só pelo Cristo ou com Cristo, mas EM Cristo, em unidade com Ele nossos pedidos tem um valor infinito diante do Pai. 

Que lugar de verdade Cristo tem na sua vida? A Missa, a Santa Missa é apenas uma obrigação semanal em sua vida? É uma oração como tantas outras? Ou tem um lugar único e incomparável que lhe deve caber?

Fonte: (Deus nos Tempos de Hoje e na Vida de Cada Dia, Dom Helder Câmara, Paulinas COMEP)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário

  1. D. Helder, o mundo grita por homens desta qualidade.
    Parabéns Sr. Adão, pois cada vez mais seu blog está com grande qualidade. Continue nos fornecendo textos como este.

    ResponderExcluir