quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conquista agora conta com serviço de saúde mental para crianças e adolescentes

por: Secom - PMVC O Centro de Atenção Psicossocial Infantil Adolescente/CAPS IA, que atenderá jovens menores de... thumbnail 1 summary
por: Secom - PMVC
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil Adolescente/CAPS IA, que atenderá jovens menores de 18 anos com transtornos mentais, foi entregue à comunidade de Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, pela Prefeitura Municipal. Participaram da cerimônia, o prefeito Guilherme Menezes, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, além do juiz da Vara de Infância e Adolescência, Juvino Henrique Brito, e do promotor da Vara de Infância e Adolescência, Marcos Coelho.
O serviço atenderá aos pacientes e aos seus familiares por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, psicólogos, médicos, assistente social, auxiliares administrativos. Segundo o psicólogo, Roberto Cezar Nunes, a inauguração do CAPS IA é um momento histórico. “Nós sabemos que a saúde mental é uma lacuna não só no Brasil, mas em todo mundo, e hoje nós estamos aqui preenchendo esta lacuna existente em nossa cidade, estou certo de que estamos fazendo parte de um processo de inclusão histórico”.

Durante a solenidade, o promotor Marcos Coelho lembrou a todos sobre a história da saúde mental e da dificuldade do Ministério Público Estadual, quando chegava algum caso de transtorno mental infantil e não se tinha nenhum serviço de referência para encaminhar. “Graças a Deus, hoje nós poderemos atender a essas famílias, até aqui desassistidas. Criar um serviço para infância e juventude mostra o compromisso da gestão com a sociedade”.

O juiz Juvino Brito destacou o momento feliz para sociedade conquistense  com a entrega do serviço: “Está unidade muito servirá para sociedade, justiça e  promotoria, fico feliz em poder estar aqui neste momento, vendo mais um serviço para juventude concretizado.

Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, o dia foi de comemoração: “Hoje nós estamos aqui comemorando mais esta vitória, pois este era um serviço muito almejado pela sociedade conquistense e pela Gestão Municipal” e acrescentou ainda: “Esperamos atender aos anseios das famílias que necessitam deste atendimento; que equipe e usuários possam dar vida a este serviço, que a partir de agora compõe a rede de saúde mental do SUS de Conquista”.

O prefeito destacou o empenho do Ministério do Público para a criação do serviço. “O Ministério Público  sempre nos lembrava da importância da implantação deste serviço. Agora Conquista já tem o CAPS IA,  e esperamos  preenchê-lo com os usuários deste segmento tão especial”, afirmou Guilherme Menezes

O CAPS IA atenderá à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, na Rua Leonídio de Oliveira, 427, bairro Recreio. No primeiro momento, o serviço ficará aberto para triagem, ou seja, as pessoas que tiverem em sua família alguma criança ou adolescente com algum tipo de transtorno mental deverão se encaminhar até o serviço, em que participarão de uma entrevista, que verificará se o paciente será ou não inscrito no serviço.


Fotos: Giselli Moreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário