sexta-feira, 30 de março de 2012

MP apoia realização de fórum da ONU na Bahia

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Segurança Pública 28/03/2012 19:59:33 Redatora: Ali... thumbnail 1 summary

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Segurança Pública
28/03/2012 19:59:33
Redatora: Aline D'Eça (MTb-BA 2594)


MP apoia realização de
 fórum da ONU na Bahia 



Foto: Humberto Filho/Ascom-MPBA
O Ministério Público da Bahia, por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), vem desenvolvendo ações de apoio para realização em Salvador do ‘Fórum Universitário Mundial para Criação da Universidade de Segurança e Desenvolvimento Social’ da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva reuniu-se ontem, dia 27, em seu gabinete, com os representantes da ONU responsáveis pela organização do evento, professores Emilio Viano e Edmundo Oliveira. Acompanhados do coordenador do Ceosp, promotor de Justiça Geder Gomes, os dois conversaram com o chefe do MP e conheceram as instalações da instituição.

O principal objetivo do Fórum Universitário Mundial é a implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, com sede central estabelecida no Brasil, que funcionará como um foro da comunidade internacional para disseminação do conhecimento científico e tecnológico em benefício da segurança humana. A proposta de criação da universidade no país foi aprovada em 2011 durante o Fórum de Bellagio, na Itália, e estudos estão sendo feitos para que ela possa ser sediada na Bahia. Durante o próximo fórum, serão planejados a estrutura e o modelo acadêmico da universidade; definidas linhas de estudos e pesquisas; e proposto o planejamento de políticas públicas de resolução de conflitos, prevenção do crime, controle da violência e defesa dos direitos humanos. O evento deverá contar com a participação de personalidades internacionais como o ex-secretário da ONU e prêmio nobel da paz Kofi Annan, o diretor executivo da ONU para prevenção do terrorismo Mike Smith e ministros de Cortes Supremas.

A ideia é que o Fórum Universitário Mundial ocorra na Bahia de 28 a 30 de maio desse ano. “A ONU não possui uma sede de grande porte no Brasil e essa seria a oportunidade para que o estado brasileiro se inserisse em um contexto internacional mais privilegiado”, observa o promotor de Justiça Geder Gomes sobre a realização do fórum e posterior criação da universidade.

ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário