Biografia

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe ou com o que tem para oferecer. Deste m... thumbnail 1 summary


“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula da transformação do País.” (Dra. Zilda Arns).


Adão Luz é assistente social, especialista em gestão social: políticas públicas, rede e defesa dos direitos. Em 2016 coordenou o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Poções - CMAEEP, onde atualmente exerce a profissão de assistente social.

Desde a adolescência, com militância na área para promoção e defesa dos direitos humanos, desenvolveu atividades nas pastorais sociais da Paróquia do Divino Espírito Santos (Poções – BA, entre 1994/2004) e realizou atividades com as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, em Bom Jesus da Serra – BA, entre 2004/2005 | Caetanos – BA, em 2007.

Exerceu o múnus de Conselheiro Tutelar de Poções por dois mandatos consecutivos (2007/2015). Foi coordenador regional do Fórum Permanente dos Conselhos Tutelares da Bahia (Sudoeste Baiano 2009/2011). Associado a ACTEBA - Associação de Conselheiros Tutelares do Estado da Bahia, desde 2009, já ocupou o cargo de vice-presidente (2012/2014) e por dois mandatos consecutivos assumiu o cargo de presidente desta conceituada Associação (2014/2018).

Pesquisador por natureza, não se cansa de buscar informações e aprimorar conhecimentos sobre assuntos de seu interesse, bem como, Assistência Social, Direitos Humanos, Infância e Juventude. Participou de vários cursos/capacitações na área da infância e juventude, dentre eles: Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais - Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e outras Drogas – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/EAD (Ano 2008); | Curso Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares – Fundação Osvaldo Cruz- EAD/ENSP/FIOCRUZ (Ano 2009/2010); | Curso Operadores do  Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE - Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília – CEAG/UnB – EAD (Ano 2011).

Com experiência adquirida, Adão Luz tem colaborado com o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, para promoção, defesa e garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente com prioridade absoluta, para que juntos, família, sociedade e Estado possam cumprir a Constituição Federal, começando pelo artigo 227.  «É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.»

Nenhum comentário

Postar um comentário

Página inicial